Trabalhos Científicos

Banners para divulgação

Lista dos trabalhos selecionados para a apresentação

Regulamento para inscrição de trabalhos científicos para apresentação no
I SIMPÓSIO DE ESTÉTICA OROFACIAL DO NORTE/NORDESTE

1. Normas Gerais
1.1 Os trabalhos serão inscritos para apresentação na categoria de Painel Digital.
1.2 A submissão do resumo do trabalho científico está condicionada à adesão ao evento pelo
apresentador dotrabalho.
1.3 As inscrições de trabalhos para apresentação no Simpósio obedecerão ao seguinte
calendário:


* a inscrição de trabalhos deverá ser realizada apenas através do site do Simpósio. Não serão aceitos trabalhos enviados por fax, e-mails, correios ou qualquer outro meio.

1.4 As inscrições, submissões de resumos e apresentações dos trabalhos deverão ser realizadas na Língua Portuguesa.

1.5 Trabalhos que não obedecerem ao calendário e/ou as normas estabelecidas pela Comissão Científica NÂO serão avaliados.

1.6 Os trabalhos serão avaliados por uma Comissão Interna de Seleção composta por Professores e Especialistas na área de inscrição, a qual caberá a definição do aceite ou não do trabalho para apresentação.  Nos casos do não aceite não haverá devolução da taxa de adesão. Os critérios que serão observados pela Comissão para não-seleção dos trabalhos enviados serão:

● Trabalho não inscrito através do site.
● Assuntos pobremente organizados.
● Natureza do assunto não explicitada pelo título ou pelo conteúdo do trabalho.
● Assunto bem explicitado, mas de importância duvidosa.
● Confusões entre as afirmações, conduzindo a falsos raciocínios.
● Conclusões que não correspondem ao objetivo.
● Vernáculo inadequado para os resumos.
● Contribuição pouco relevante em relação ao estágio atual de conhecimento do assunto.
● Nos trabalhos de pesquisa, informações ausentes no resumo:
– Importância do tema na área;
– Objetivos ou Proposição, Métodos, Resultados e Conclusões;
– Critérios bem definidos para a avaliação das variáveis;
– Escolha não questionável de controles;
– Grupo de controle;
– Métodos apropriados para obter dados em relação à proposição;
– Conclusões suportadas pelos resultados;
– Critérios de definição da amostra;
– Critérios de alocação das unidades experimentais entre os grupos de estudo;
– Tipo e relevância do estudo;
– Conclusões suportadas por análise estatística;
– Metodologia apropriada para avaliar efeito do tratamento;
– Delineamento inadequado de pesquisa;
– Número de registro no SISNEP dos trabalhos que devem ser submetidos ao Comitê de Ética emPesquisa ou similar no país de origem.

1.7 Não será emitido parecer de avaliação de trabalho.

1.8 Cada trabalho deverá possuir um único apresentador (autor) e no máximo 05 (cinco) coautores incluindo o(a) orientador(a), totalizando seis participantes, no máximo. O apresentador do trabalho já deve ter sua adesão realizada no momento da submissão on-line do trabalho. A área de formação dos orientadores e demais autores dos trabalhos deverão ser como segue, de acordo com a área de conhecimento do trabalho:

Estética: Todos os autores devem ser da área de Odontologia. O orientador do trabalho deve ter graduação em Odontologia;
Harmonização Orofacial: Todos os autores devem ser de áreas que podem atuar na hamonização facial, como: Odontologia, Biologia, Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Medicina. O orientador do trabalho deve ter graduação em uma destas áreas.
* Os trabalhos, obrigatoriamente, devem compreender apenas a área de atuação do cirurgião-dentista, ou seja, face e pescoço;
Saúde Coletiva: Todos os autores devem ser a área de saúde. O orientador deve ter graduação em qualquer curso da área de saúde.
* Os trabalhos, obrigatoriamente, devem compreender as seguintes áreas da saúde coletiva: Educação e Formação na Saúde, Políticas de Saúde e Gestão, e Planejamento em Saúde.

1.9 Cada participante poderá inscrever até 2 trabalhos como apresentador; não havendo limite de número de trabalhos para coautorias.

1.10 Com o aceite do trabalho, autor e coautores conferem à ABO-PE os direitos autorais para publicação do resumo do trabalho, para divulgação do Congresso, tanto em âmbito nacional quanto internacional independentedo meio (impresso ou eletrônico).

1.11 Para cada trabalho apresentado será emitido um único certificado DIGITAL constando o nome do autor e coautor(es) com dados fornecidos quando da inscrição do trabalho. O formulário eletrônico para inscrição de trabalhos ficará aberto para alterações, pelo apresentador, até 23:59 de 01 de setembro de 2024, desde que esteja como rascunho. Não será permitido acréscimo e/ou modificação, dos dados e/ou informações do resumo, após envio do mesmo pelo sistema.

1.12 Não serão permitidas alterações após a aprovação dos resumos pela Comissão Cientifica.

1.13 Os trabalhos aceitos para apresentação serão avaliados pela Comissão de Avaliação, durante a apresentação, para concorrer à premiação. O resultado final será divulgado na sessão de encerramento do Congresso, com entrega da premiação aos três melhores trabalhos das categorias:
• Pesquisa, revisão sistemática, metanálise, revisão integrativa;
• Casos clínicos e série de casos;
• Revisão narrativa da literatura.

2. Normas específicas para submissão dos resumos

2.1 Título: Deve ser em LETRAS MAIÚSCULAS e ter, no máximo, 140 caracteres (sem espaço).
2.2 Autores: Nome completo dos autores por extenso (e sem abreviaturas), com a primeira letra de cada nome maiúscula, e o nome de cada autor separado por vírgula.
2.3 Títulos e vínculos (chamada): O nome de cada autor deve ser seguido do número correspondente à legenda de sua filiação em SOBRESCRITO. A chamada deve conter: titulação, cargo, nome completo da instituição, sigla da instituição entre parênteses, cidade, estado, país.
2.4 Palavras-chave (Descritores): Em número de TRÊS, separadas por vírgula, com a primeira letra de cada palavra em maiúscula. Utilizar o DeCS (Descritores em Ciências da Saúde) – http://decs.bvs.br/
2.5 Resumo: Os resumos deverão ser submetidos em formulário próprio, disponível no site no momento da inscrição. Os resumos devem apresentar parágrafo único com alinhamento JUSTIFICADO e SEM RECUO na primeira linha. Deve ter o máximo de 200 palavras, devendo conter os seguintes itens, de maneira NÃO ESTRUTURADA:

– Trabalhos de Pesquisa, Revisões Integrativas, Revisões Sistemáticas e Metanálises
● Introdução (contextualização e importância)
● Objetivos
● Metodologia
● Resultados
● Conclusão(ões)

– Trabalhos de Casos Clínicos e Série de Casos
● Introdução (contextualização e importância)
● Objetivo(s)
● Breve relato do(s) caso(s)
● Conclusão(ões)

– Trabalhos de Revisão Narrativa da Literatura
● Introdução (Contextualização e importância)
● Objetivo(s)
● Revisão sucinta e estruturada
● Conclusão(ões)

*ACESSE AQUI O MODELO DE RESUMO.

3. Apresentação do trabalho:

3.1 Os painéis deverão ser autoexplicativos com maior riqueza de imagens (fotos e esquemas), evitando grande quantidade de textos; devendo ser configurados na orientação de página: “retrato” (ou seja vertical).
3.2 O cabeçalho do painel deverá conter: título do trabalho, nome dos autores (com destaque emasterisco para o nome do apresentador e o último nome do orientador), titulação e vínculo, foto do apresentador no canto superior direito.
3.3 Deverá apresentar de forma clara: objetivo(s); desenvolvimento ou relato clínico ou metodologia e resultados; conclusões e referências bibliográficas.
3.4 O autor irá dispor de 5 min para fazer a apresentação do painel, com mais cinco minutos para discussãocom a comissão avaliadora;
3.5 O painel deverá ser desenvolvido em Powerpoint (versão 2003 ou superior), sendo as dimensões configuradas para as dimensões 149 cm de altura x 89 cm de largura (orientação retrato);
3.6 A identificação do local para apresentação dos painéis estará disponível na área de exposição 01 (uma)hora antes do horário estabelecido para apresentação;
3.7 O APRESENTADOR DEVERÁ ENVIAR O TRABALHO POR EMAIL PARA A COMISSÃO CIÊNTIFICA EM DOIS ARQUIVOS SEPARADOS (PDF E JPEG), CONFORME ORIENTAÇÃO ATRAVÉS DA DIVULGAÇÃO DA LISTA DE APROVAÇÃO.
3.8 OS TRABALHOS QUE NÃO FOREM ENVIADOS POR E-MAIL NO PRAZO DETERMINADO PELA COMISSÃO CIENTÍFICA, NÃO PODERÃO SER APRESENTADOS
3.9 Serão considerados itens obrigatórios para todos os painéis de Pesquisa, revisão integrativa, revisão sistemática e metanálise: Cabeçalho (item 3.2), Objetivos, Material e Métodos, Resultados, Conclusões e Referências;
3.10 Serão considerados itens obrigatórios para todos os Painéis de Casos Clínicos e Série de Casos: Cabeçalho (item 3.2), Introdução, Objetivos, Relato do Caso, Considerações finais e Referências;
3.11 Serão considerados itens obrigatórios para todos os Painéis de Revisão narrativa da literatura: Cabeçalho (item 3.2), Objetivos, Revisão da Literatura, Conclusões e Referências;
3.12 Os paineis apresentados fora destas normas não concorrerão à premiação.

OBS (1): OS RESUMOS DOS TRABALHOS APROVADOS E DEVIDAMENTE APRESENTADOS DURANTE O EVENTO SERÃO PUBLICADOS NOS ANAIS DO I
Simpósio de Estética Orofacial do Norte/Nordeste (Edição especial da Revista Online Odontologia Clínico-Científica / CRO – PE).

DÚVIDAS E INFORMAÇÕES:
(81) 3263-5576/99848-0160 (WhatsApp)
Falar com Dhelliarden Rodrigues